• Andréa Batista

Liderando as Emoções!

Atualizado: Abr 14


Imagem: Workshop "A Dor e A Delícia de Ser O que é" - Projeto Social amanheSER


As pequenas empresas são as maiores prejudicadas e de extrema importância para a economia, eis o motivo de tantas medidas para minimizar o impacto da crise.


O empresário, o empreendedor, chefes de família estão perdendo faturamento, o sono, aumentando as dívidas e alguns tiveram as suas amígdalas sequestradas, estão queimando se por inteiro, em exaustão.


As emoções intensas consomem toda a atenção do indivíduo, impedindo qualquer tentativa de atender outra coisa.

(Daniel Goleman)


Amígdala é uma estrutura localizada no cérebro, no sistema límbico ou cérebro emocional. “Sequestro das amígdalas” é um termo para explicar uma reação emocional incontrolável. Isto tem a ver com gestão emocional.


É possível explodir como uma panela de pressão que não foi utilizada e acompanhada durante a sua execução, da forma adequada. Que sinais nossa “panela de pressão”, digo, nosso corpo está dando?


Não é amígdala que provoca uma reação emocional, a sua função é integrar as emoções com os padrões de resposta, ou seja, ela permite a inibição de condutas. A amígdala faz parte da nossa estrutura primitiva. Nos primórdios quando o homem caçava, amígdala desativava as demais funções cerebrais porque não era hora de parar pra pensar no perigo, a hora era de resposta rápida: lutar ou fugir.


No entanto, hoje lidamos diariamente com stress, que não ameaça a nossa sobrevivência na maioria das vezes, como os congestionamentos de trânsito por exemplo, mas altera nosso bem estar. Quando frequentemente desgastados, precisamos equilibrar razão e emoção, nem sempre dá pra correr ou atacar, na “sociedade civilizada” os estopins emocionais não são bem vistos. Eis a importância da inteligência emocional não somente como uma ferramenta de saúde, mas também como um posicionamento de bom convívio social.


Nada de atacar ou fugir, que tal experimentar:


- Respire conscientemente, esteja no presente. Inspire e expire, profunda e lentamente, enquanto observa seu corpo e visualiza cada parte dele.

- Conte de 1 a 10. E se ainda não for o suficiente, conte até 1000. Use a lógica do cérebro para evitar respostas impulsivas.

- “Vá para a sacada!”, ou seja, saia da situação. Beba água, sentindo cada gole. Se possível tome um banho gelado. Encontre estratégias de não pensar naquilo e depois mais calmo olhe o cenário como um observador.

- Extravase, antes que a panela de pressão estoure. Escreva, converse com alguém de confiança ou um profissional habilitado para ajudá-lo. Exercícios físicos para liberar a tensão também ajuda, movimente o corpo.


Acalmando, tomando posse do seu corpo, restabelecendo o controle você conseguirá lidar melhor com seus próprios instintos. E as ideias retomam com mais clareza!


11 visualizações

CONTATO

ENDEREÇO

Camaçari

CONTATE-NOS

(71) 98829-1638

© 2023 por NEOROSTO ltda. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco